A terceira e última audiência regional acontecerá em Ribeirão Preto, na próxima sexta-feira, 28/01

A segunda da série de três audiências públicas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da Região Metropolitana de Ribeirão Preto foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional na tarde desta quarta-feira, 26 de janeiro. A reunião foi a oitava deste mês no âmbito do projeto de desenvolvimento regional do estado, nas quatro novas regiões metropolitanas (Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba e Litoral Norte) e no Agrupamento Urbano de Franca.

Em sua apresentação por videoconferência na abertura do evento, o Secretário de Desenvolvimento Marco Vinholi afirmou que “é com grande alegria que nós mobilizamos essa audiência para você poder planejar a sua região dentro do contexto da regionalização e descentralização do estado. O desafio do nosso tempo é ter planejamento para superar os desafios que estão adiante”.

E concluiu: “Com sua colaboração, com a participação do Governo do Estado, Prefeituras e sociedade civil, vamos construir esse plano de médio e longo prazos”.

Na apresentação seguinte, o economista Andrea Calabi, coordenador da equipe de assessores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, ressaltou: “Queremos ouvir a opinião pública para conhecer quais as demandas e as questões que exigem resultados mais imediatos”, declarou.

Na ocasião, o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Jesse James Latance, anunciou que, a pedido do Governador João Doria e do Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, os planos de desenvolvimento regionais serão submetidos à aprovação dos Prefeitos e conselhos regionais antes de se converterem em lei, ainda no primeiro semestre deste ano.

“Os fundamentos desse projeto são a redução das desigualdades inter-regionais e intrarregionais, a construção da intersetorialidade entre as políticas públicas, e a necessidade de transcendermos as fronteiras dos municípios”, apontou Marcos Campagnone, da equipe de assessores técnicos da Fipe, ao iniciar as discussões sobre o PDUI da região. “Olhamos a região como uma rede integrada de cidades, independentemente do tamanho delas. Todos os municípios são importantes”, acrescentou.

Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos da audiência o Prefeito de Jaboticabal Professor Emerson Rodrigo Camargo; a Presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal e Presidente do Parlamento Regional Renata Assirati; o Prefeito de Batatais e Presidente do Conselho Regional Juninho Gaspar; o Vice-Prefeito de Jaboticabal Nelson Gimenez; a Prefeita Maria Helena Rettondini, de Monte Alto, e o Prefeito Paulinho Cardoso, de Taquaral; o Vice-Prefeito de Taiúva Donizete Alves; a Chefe de Gabinete da Prefeitura de Pitangueiras Simone Dias Silva de Oliveira; e o Assessor de Relações Institucionais da Prefeitura de Guariba Daniel Louzada.

Serviço

Conheça e participe do PDUI da Região Metropolitana de Ribeirão Preto em https://rmrp.pdui.sp.gov.br/

Assista a audiência de Jaboticabal completa em https://youtu.be/ReZVRi4wN7o

Participe da próxima audiência na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto AEAARP
R. João Penteado, 2237 – Jardim Sumaré, Ribeirão Preto – SP

Acompanhe a próxima audiência em Ribeirão Preto, na sexta-feira 28/01, em https://youtu.be/mSsz_FTcUN0

O que é o PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido em 2015 pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089). Ele estabelece as diretrizes e aponta os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs) e Agrupamentos Urbanos (AUs), no que se refere às funções públicas de interesse comum.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Regional