Foto Divulgação

O restaurante popular Bom Prato, unidade do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC/RP) será o primeiro a ser construído com projeto execu­tivo elaborado exclusivamente para o restaurante popular. As demais unidades no Estado de São Paulo foram adaptadas em imóveis alugados.

Ribeirão Preto também se tornará pioneira na implantação de um Bom Prato que prioriza a sustentabilidade, sendo autossu­ficiente em energia solar e reúso de água, trazendo maior econo­mia ao município e um impacto positivo para a região, além de priorizar o conforto e qualidade ao atendimento aos usuários, como a instalação de ar-condi­cionado. A unidade oferecerá em média, 1.400 refeições e 300 cafés da manhã por dia.

Com investimento de R$ 3,6 milhões, o prédio que abri­gará o Bom Prato HC conta com área total de 2.460 m², sendo 1.103 m² construídos. A região também contará com uma praça que poderá ser uti­lizada por pacientes que aguar­dam pelos seus atendimentos.

Reivindicação de mais de uma década da população, a segunda unidade do Bom Pra­to atenderá pacientes e acom­panhantes do Hospital das Clínicas, além da população de baixa renda da região Oeste. A unidade tem 70% das obras concluídas e será entregue à população ainda no primeiro semestre de 2022.

Bom Prato Centro
A prefeitura de Ribeirão Preto também entregará uma nova unidade do Bom Prato Centro – rua Lafaiete – para substituir o atual existente na rua Saldanha Marinho.

A nova estrutura contará com um anexo que oferecerá serviços de higiene, como ba­nho, doação de roupas limpas, corte de cabelo e barbearia, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social que frequentam o Bom Prato, aten­dimentos sociais emergenciais, rouparia, vestiário, banheiros femininos e masculinos com acessibilidade, barbearia e corte de cabelo e espaço administra­tivo. No local, ainda serão pres­tadas informações e triagem aos diversos programas da Secreta­ria da Assistência Social, como por exemplo o Centro Pop.

O Bom Prato Centro con­templará também um espaço pet, com objetivo de acolher os cães de estimação dos frequen­tadores do restaurante, espe­cialmente aqueles que estão em situação de rua. Trata-se de um espaço seguro, que abrigará os animais enquanto seus tutores fazem suas refeições. O restau­rante popular será referência no programa estadual, com um novo conceito estrutural e projeto pautado pelo acolhi­mento às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O equipamento contará com espaço três vezes maior à atual estrutura, passando de 400 para 1500 metros, garantindo mais fluidez e qualidade no atendi­mento aos usuários. No novo endereço estão previstas diver­sas melhorias, como: ambiente climatizado, paisagismo, área livre para ventilação e ilumina­ção naturais, sistema de capta­ção de energia solar (placas fo­tovoltaicas) e captação e reúso de águas pluviais. A unidade, inaugurada em 2005, serve diariamente 300 cafés da ma­nhã, 300 jantares e, aproxima­damente, duas mil refeições.

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/bom-prato-hc-e-o-primeiro-com-projeto-exclusivo-proprio/