Cerca de R$ 37,7 milhões serão investidos nos primeiros quatro anos de concessão

Foto: JF Pimenta – Consórcio Voa vai pagar R$ 14.737.486,00 para assumir a gestão do aeródromo e de outros 10 aeroportos do Estado pelo período de 30 anos

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 19 de janeiro, que a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Leite Lopes será realizada no dia 7 de fevereiro em Ribeirão Preto. A data , segundo ele, foi acertada em reunião, na terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes. “Vamos assinar no dia 7 de fevereiro com a presença do governador de São Paulo, João Doria e do vice-governador, Rodrigo Garcia, em Ribeirão Preto”, informou Nogueira no comunicado enviado a imprensa.

O prefeito afirmou também que, na próxima semana, receberá o presidente da VOA-SP, Marcel Moure, vencedor da concessão, para tratar de assuntos relacionados ao novo terminal de passageiros além de outros assuntos, relativos ao aeroporto.

O leilão do Aeroporto Leite Lopes foi realizado em 15 de julho, na sede da B3, na Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo e o Consórcio Voa vai pagar R$ 14.737.486,00 para assumir a gestão do aeródromo e de outros 10 aeroportos do Estado pelo período de 30 anos. Outros R$ 119 milhões devem ser investidos no aeroporto de Ribeirão Preto no período em que o contrato estiver em vigor.

As obras no Leite Lopes contemplarão a ampliação do terminal de passageiros, que passará de 500 passageiros por hora durante o horário de pico para 785. O projeto prevê ainda a expansão em dois mil metros quadrados da área útil. A ampliação permitirá movimentar mais de dois milhões de usuários ao ano.

Para o primeiro ano, as principais intervenções previstas estão concentradas em melhorias nas pistas de pouso e decolagem dos aeroportos, especialmente para recapeamento, iluminação e repintura, assegurando padrões de segurança aos usuários dos aeroportos. Estes serviços envolvem a pista principal, área de taxiamento e pátio, adequação de segurança, Papi (sistema de aproximação visual) e sinalzações horizontais e verticais.

O aeroporto local é classificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como sendo da categoria 4C. Este tipo de aeroporto permite a operação de aeronaves dos modelos Airbus A320, A321 e Boeing 737-800, que são os mais utilizados em voos dentro da América do Sul. A intenção do Consórcio é melhorar as condições operacionais, de segurança, para dar continuidade ao processo de internacionalização do aeroporto para voos comerciais e de carga.

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/nogueira-diz-que-concessao-do-leite-lopes-sera-assinada-em-7-de-fevereiro/