Iniciativa do Desenvolvimento Regional levará atendimento mais abrangente e agilizado às Prefeituras e sociedade civil

O Governador João Doria, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Marco Vinholi, cumpriu agenda neste sábado em Ribeirão Preto, onde anunciou o início das obras de reforma e adequação do prédio que abrigará a unidade do Canal Direto – SP+Perto, da Região. O investimento do Estado será de R$ 19,7 milhões.

“Oferecer uma gestão pública moderna, mais eficiente e comprometida com resultados, visibilidade e transparência dos serviços prestados pelo Estado no interior são alguns dos propósitos do SP+Perto. Esse é o Governo de São Paulo, que aperfeiçoa recursos, propicia agilidade e eficiência na gestão”, comentou o Secretário Vinholi.

O Canal Direto – SP+Perto aproxima os municípios do Executivo estadual, proporcionando mais agilidade e eficiência no atendimento às Prefeituras, cidadãos, entidades sociais e empreendedores.

O prédio escolhido para ser sede da unidade de Ribeirão Preto, situado à Avenida Presidente Kennedy, 1760, abriga atualmente órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE-Ribeirão Preto), a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Com uma área construída total de 7.249m², esta unidade do Canal Direito – SP+Perto abrigará quando pronta serviços de 20 secretarias e órgãos estaduais. 320 funcionários trabalharão no local. O investimento do Estado na obra civil será de R$ 19,7 milhões.

Canal Direto – SP+Perto em todo o estado

Todas as 15 regiões administrativas de SP serão beneficiadas com uma unidade do Programa. Em 27 de janeiro a SDR inaugurou a sede pioneira, em Bauru. Em Registro, as obras de reforma e adequação do prédio, que também abrigará a sede do Programa Vale do Futuro, iniciaram-se em julho de 2021. O investimento total será de R$ 15 milhões, sendo R$ 11,2 milhões conforme licitação de concorrência e R$ 3,8 milhões destinados à comunicação visual, móveis, equipamentos e marcenaria.

Em 2022, a SDR deu início às obras da unidade de São José do Rio Preto. O investimento total do Estado chegará a cerca de R$ 26 milhões, sendo R$ 22,2 milhões conforme a licitação e pouco mais de R$ 4 milhões destinados à comunicação visual, móveis, equipamentos e marcenaria. Em Ribeirão Preto as obras terão início em fevereiro.

A unidade de Presidente Prudente está em processo de licitação; a de Araçatuba em cessão de área, já Itapeva e Marília em fase de elaboração do projeto.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional estima que o programa Canal Direto SP+Perto gere uma economia de cerca de R$ 90 milhões ao ano para os cofres públicos com a unificação das secretarias e serviços num único espaço.

Kethlyn Jesus

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Regional