As oficinas regionais aconteceram nas sub-regiões de Jaboticabal, Mococa, Ribeirão Preto e Batatais, e reuniram técnicos das prefeituras e representantes da sociedade civil.

São Paulo, 20/10/2021 − A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), realizou em outubro quatro oficinas regionais para discutir o planejamento e o desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (Jaboticabal, 13, Mococa, 14, Ribeirão Preto, 18, e Batatais, 19/10), abrangendo seus 34 municípios.

As reuniões fazem parte do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região, exigência do Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/2015), e resultaram em importante interação entre as equipes técnicas e o poder público municipal e a sociedade civil, trazendo muitas contribuições.

Como salientou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na abertura das oficinas, por meio de vídeo: “Com os PDUIs, vamos avançar 5, 10, 15 anos, 20 anos pra frente em cada uma das regiões do Estado”. Um processo que, segundo ele, só se constrói junto com cada uma das prefeituras, com o Parlamento Regional, universidades e a sociedade civil organizada.

A partir de um perfil socioeconômico e ambiental da região, apresentado pelos técnicos da Fipe, ocorreu uma troca de informações e contribuições iniciais com os representantes das prefeituras, de entidades e da sociedade civil, sobre temas variados, como desenvolvimento urbano e econômico, meio ambiente, transporte e mobilidade e seus desdobramentos.

Panorama Regional e Diagnóstico

Essa troca de informações continua depois das oficinas regionais, agora via plataforma digital do PDUI da RMRP (rmrp.pdui.sp.gov.br), com o objetivo de   traçar um perfil regional ampliado, contendo as diversas contribuições feitas durante as reuniões. Esse perfil dará origem aos documentos Panorama Regional e Diagnóstico, que vão nortear as demais etapas para construção do PDUI da região.

As oficinas regionais sediadas na RMRP começaram em 13 de outubro, na sub-região de Jaboticabal. O prefeito do município, Emerson Rodrigo Camargo, abriu o evento, quando destacou a importância do PDUI “na busca de solução para os principais problemas da região”. O ex-prefeito de Piracicaba e ex-ministro da Saúde, Barjas Negri, também prestigiou a oficina, sempre defendendo a articulação e a mobilização dos municípios em torno do projeto de regionalização do Estado de São Paulo.

Nesse sentido, os participantes das oficinas regionais consideram importante que as propostas visando ao planejamento da região se desenvolvam a partir de um trabalho conjunto com os municípios, para seja elaborado um diagnóstico real e factível da região metropolitana.

Durante o encontro, a Prefeitura de Ribeirão Preto comunicou que está realizando um Censo Arbóreo, com dados e informações sobre a cobertura vegetal da região. Além disso, adiantou que o município está revendo o Código Ambiental, desenvolvendo um plano de combate às queimadas, um plano para enfrentamento das mudanças climáticas e um outro voltado para a Mata Atlântica e o Cerrado, questões estratégicas que devem ser consideradas num plano regional.